Arte Ivan Jerônimo

Acesse em CLAREC YouTube Channel a playlist com as gravações das atividades da Conferência.


Para se inscrever para a conferência, clique aqui

A “II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade” que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, é uma iniciativa internacional, multicultural e interdisciplinar, organizada por pessoas pertencentes a diversas instituições acadêmicas e movimentos sociais, e que tem como principal objetivo promover encontros de estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de qualquer parte do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas da educação popular a partir dos pensamentos de Paulo Freire.

Estas são algumas informações básicas sobre a Conferência:

Comunicado Acessibilidade

O comitê organizador da “II Conferência Paulo Freire: Construindo a ponte entre Educação Popular e Universidade” comunica que reflexões e ações sobre acessibilidade, desde uma perspectiva contracapacitista, têm sido realizadas, pois temos a convicção que a educação popular deve ser construída por todes, inclusive às pessoas com deficiência. Assim, as atividades propostas por este comitê, a dizer a conferência de abertura e fechamento, vão garantir a presença de intérpretes de Libras, audiodescrição e legendagem quando for necessário. Sabemos que essas ações não garantem uma acessibilidade universal, porém são feitas sobre uma base que leva em conta os recursos (materiais e humanos) com que contamos. Ressaltamos que, alianças com outras entidades para viabilizar mais recursos foram feitas, todavia nem sempre com sucesso. Ainda assim, o comitê está comprometido com a luta contracapacitista e está trabalhando para dar orientações às outras organizações que irão promover atividades durante a conferência, de forma que também consigam tornar os espaços mais acessíveis possível. Essa nossa luta não está acabada, falta ainda muito por construir, no entanto seguimos juntos esperançando como dizia Paulo Freire. Por isso, se você tiver interesse em fazer parte do núcleo de reflexão sobre educação popular contracapacitista pode preencher este formulário e caso também precise de alguma outra ação sobre acessibilidade que não foi contemplada acima, por favor escreva a freireconference@gmail.com e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir sua participação na conferência.


Programação

Clique no banner abaixo para fazer download do PDF com a programação completa da II Freire Conference.


II Freire Conference: Building the bridge between popular education and university named Event of the Year by the Cambridge Students' Awards 2023
II Freire Conference: Building the bridge between popular education and university named Event of the Year by the Cambridge Students’ Awards 2023

On the afternoon of Friday, June 16, 2023, at the Graduate Hotel in the city of Cambridge, England, the first student awards ceremony organised by the Cambridge Student Union (Cambridge SU) took place. The event began with a reception in the hotel gardens on the banks of the River Cam to share with other students and student organisations, who were nominated for their local and international work and contribution. The “II Freire Conference: Building the bridge between popular education and university” was nominated for the category of “Event of the Year” by two professors from the Faculty of Education, University of Cambridge and evaluated by a committee.

Two members of the Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC) were present at the ceremony. Rocío Fernández Ugalde, on the right of the photo, who is one of the founders of CLAREC and worked on the mobilisation of networks for the conference, and Heidy M. Perez-Cordero, on the left, who was in charge of the “Building Community Day” held at Homerton College at the University of Cambridge.

Heidy shares her experience during the event.

“Cambridge SU surprised the nominees by reading a profile of who would be the winner for each category. It was exciting to hear the description and realise that they were talking about your event who just won the prize. Tears welled up because the II Freire’s Conference was the result of the love, true solidarity and dedication of many people. Walking down the middle of the aisle to pick up the trophy and certificate was like walking with each one of the people who worked hard and are highly dedicated in promoting and practising popular education, democratic education, and social justice (Universidade Emancipa, CLAREC, UFRJ, Instituto Federal Rio de Janeiro, Acao Educativa, Instituto Paulo Freire, CLACSO & the Faculty of Education, University of Cambridge, among others). We walked that distance for every Latin American who has never been recognised in this very Eurocentric part of the world”

Rocio shares her experience during the event.

“When we plan the conference we do not intend much recognition from the University. The main purpose was to transform – even a little – the way in which the academic world (and in particular Cambridge) relates to other forms and spaces of knowledge production in order to build bridges based on solidarity. During the Student Union ceremony, I realised how significant it is to give visibility to initiatives that look beyond the pre-established order and imagine new spaces so these can be amplified”.

After the award ceremony, two students approached CLAREC members to congratulate them. Both participated in the Building Community Day. One highlighted the need to hold events like this in spaces where interaction with people not involved in academia is not encouraged enough. The other student, who is Colombian, said she was proud of the collective for representing and bringing Latin America to the University of Cambridge.

It should be noted that community leaders both in Cambridge and in Brazil were a key contribution to the success of the II Freire Conference, since they are the ones who keep the practice of popular education and the sense of social justice alive generation after generation.

To view photos and videos of the event, click here, and to learn more about this initiative, access the news article published by the Faculty of Education titled “Could a Latin American-style community takeover inspire new solutions in Britain’s least equal city?


Clique aqui para ver as atividades presenciais da II Conferência Freire confirmadas para acontecer no Rio de Janeiro e em Cambridge. Para participar, você precisará preencher o formulário correspondente no link em vermelho.

Lembramos que nosso evento é híbrido, os formulários indicados são apenas para participação presencial nas sedes ou atividades externas. Em breve divulgaremos a programação completa. Os links de acesso para participação online serão enviados apenas para os registrados no Eventbrite. Se você ainda não cadastrou no Eventbrite, acesse agora aqui.


Convidamos você a participar do Sarau Paulo Freire!


Veja abaixo conferencistas já confirmados:

Maíra Tavares Mendes é bióloga, mestre e doutora em Educação e cofundadora da Rede Emancipa. Fundou e coordenou cursinhos da Rede Emancipa em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Seu pós-doutorado (USP) discute estratégias de permanência estudantil de estudantes negres, indígenas, quilombolas, com deficiência, mães e trans. É professora adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus (BA), onde é colíder do grupo de pesquisa Grapeuni e atualmente Pesquisadora Visitante na Universidade de Cambridge.
Heloise Rocha participa do Grupo Consciência Indígena, é professora da rede municipal de Belterra (Pará, Brasil) e Coordenadora Estadual do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (SINTEPP) na pasta da Juventude Trabalhadora. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), tendo atuado no movimento sindical Oeste do Pará, no movimento indígena e no movimento feminista.
Roberto Leher é biólogo, pedagogo e Professor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no programa Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve investigação sobre políticas públicas em educação. É ativo no Colectivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). Investigador no CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), e ex-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Maria Cristina Quirino é uma das Mães de Paraisópolis, movimento de luta das mães por justiça para o assassinato de seu filho Denys Henrique e outros oito jovens pela Polícia Militar do estado de São Paulo em um baile funk na comunidade de Paraisópolis, periferia de São Paulo, no dia 1 de dezembro de 2019. É também militante da Rede Emancipa.
O Professor Thomas Tufte é o Director do Institute for Media and Creative Industries, Universidade de Loughborough em Londres no Reino Unido. Ele é um estudioso e líder internacional no campo da comunicação para a mudança social. Um sociólogo cultural por formação, o professor ocupa cargos como Professor Extraordinário na Universidade do Estado Livre e como Associado Sênior de Pesquisa na Universidade de Johannesburg, ambas na África do Sul. Tufte é membro da Academia Europea. Sua especialidade e experiência reside em explorar criticamente as inter-relações entre textos/fluxos/graus da mídia, práticas comunicativas e processos de engajamento cidadão e mudança social. Nos últimos anos, ele tem se concentrado no engajamento cidadão, muitas vezes no contexto dos movimentos sociais, e questionado sobre a condição da comunicação na vida cotidiana e como ela se relaciona com os processos de mudança social e desenvolvimento democrático. Uma de suas fontes de inspiração é Paulo Freire, que conheceu algumas vezes nos anos 80 enquanto trabalhava com o movimento social e o desenvolvimento democrático na América Latina.
Alfa dos Santos Silom de Guiné-Bissau (guineense) é graduado em Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Campus dos Malês em São Francisco do Conde – Bahia. Atualmente é mestrando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Programa Língua e Cultura. Pesquisador no Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPILIS) da UNILAB. Membro do “Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia”, Coordenador da Rede Emancipa Guiné-Bissau e professor voluntário da Rede Emancipa Malês.

Histórico

A primeira Conferência Freire, “Os Pensamentos de Paulo Freire na Atual Pesquisa em Educação”, organizada pelo Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC) e pelo movimento social de educação popular Universidade Emancipa, aconteceu em novembro de 2021 na Universidade de Cambridge, Reino Unido. Esta conferência fez parte de uma série de eventos de duas semanas “Paulo Freire 100th Anniversary”: Comemorando seu legado na educação“.

Esta celebração envolveu cerca de 1260 participantes de diferentes regiões do mundo e 14 iniciativas, tais como palestras, grupos de leitura, seminários e workshops, organizados por 16 entidades parceiras, incluindo grupos de pesquisa e coletivos do Brasil e do Reino Unido. Os eventos e a instalação do busto de Paulo Freire na Universidade de Cambridge, que também fez parte do programa cultural e acadêmico, tiveram significativa visibilidade dentro e fora da comunidade universitária e foram reconhecidos como uma iniciativa coletiva inspiradora pela Universidade de Cambridge.

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A imaginação, a conjectura em torno do mundo diferente do da opressão, tão necessários aos sujeitos históricos e transformadores da realidade para sua práxis, quanto necessariamente faz parte do trabalho humano que o operário tenha antes na cabeça o desenho, a “conjectura” do que vai fazer. Aí está uma das tarefas da educação democrática e popular, da Pedagogia da esperança – a de possibilitar nas classes populares o desenvolvimento de sua linguagem, jamais pelo blablablá autoritário e sectário dos “educadores”, de sua linguagem, que, emergindo da e voltando-se sobre sua realidade, perfile as conjecturas, os desenhos, as antecipações do mundo novo. Está aqui uma das questões centrais da educação popular – a da linguagem como caminho de invenção da cidadania.

Paulo Freire, Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido

A segunda edição da Conferência Freire propõe ampliar os limites e ultrapassar as barreiras que separam comunidades acadêmicas (especialmente aquelas pertencentes às instituições mais tradicionais e hegemônicas) da educação e do conhecimento popular, promovendo encontros, relações e espaços democráticos que tenham em comum o esforço pela transformação e justiça social.

Objetivos

A “II Conferência Freire: construindo a ponte entre educação popular e universidade” tem como objetivo disseminar e produzir novas idéias e práticas de educação popular baseadas no pensamento de Paulo Freire. Acreditamos que o legado de Paulo Freire continua presente e relevante. A atualização de suas idéias – e, acima de tudo, a reflexão crítica sobre a práxis ou a prática educacional consciente – impulsiona o debate e o diálogo para desenvolver uma educação democrática e democratizadora. Nossos principais objetivos com esta iniciativa são:

🗨 Promover espaços inter e pluriculturais, democráticos e populares capazes de desafiar as limitações, segregações e exclusões comuns aos processos acadêmicos meritocráticos a fim de privilegiar a participação de todas e todos que tenham interesse em submeter seus trabalhos independentemente da formação acadêmica dos autores e das autoras, e do estágio na trajetória estudantil.

🗨 Consolidar o evento como uma iniciativa recorrente e anual, para que se torne um espaço permanente no qual estudantes, jovens e adultos, de diferentes origens, culturas, instituições e estágios da trajetória estudantil possam se encontrar, se relacionar e promover, a partir do encontro de perspectivas diversas, diálogos e novas propostas para a educação popular e emancipatória que Freire imaginou, praticou e teorizou.

🗨 Desenvolver novas abordagens e metodologias de encontro e troca de saberes, partindo da ideia do que pode vir a ser uma “conferência de estudantes” na perspectiva da educação popular. Neste sentido, este projeto é organizado com o envolvimento de autoras e autores que apresentaram trabalho na conferência de 2021, como forma de mobilizar para construção de um novo ciclo, compartilhando princípios fundamentais do trabalho intelectual e de pesquisa coletivizado e do incentivo permanente para o desenvolvimento individual na perspectiva da educação popular;

🗨 Difundir e fortalecer globalmente a obra de Paulo Freire reconhecendo e legitimando sua importância no campo da educação, principalmente diante do atual contexto dos frequentes ataques de forças reacionárias conservadoras que tentam remover da educação seu caráter libertador e emancipador.

Formato

A conferência será estruturada e baseada em três formatos de atividades: Expositivo: conferências e grupos de trabalho;
Artístico-cultural: apresentações, exposições;
Dialógico: conversas abertas para formação de redes de pesquisa e engajamento.

Além disso, para democratizar o acesso a essa iniciativa, seja através da apresentação de trabalhos ou da participação dos encontros, esta conferência será gratuita e com possibilidade de acesso online, com traduções em inglês, português ou espanhol.

Todas as atividades deverão promover a integração inter e pluricultural entre saberes formais, não formais e comunitários. Isso implica compreender os ambientes culturais e territoriais como conjuntos de valores e padrões prévios e que orientam vivências e práticas educativas. Dessa forma, as atividades da conferência se centram no estímulo ao entendimento mútuo, reconhecimento das diversidades e expansão da consciência a respeito de si, do mundo e das formas de enfrentamento das desigualdades e transformação social possibilitadas pela educação popular.

Grupo de Leitura

Como parte da “II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade”, nosso Grupo de Leitura convida tod@s a ler, sentir e dialogar a obra de Paulo Freire: “Extensão ou Comunicação”, uma inspiradora provocação para refletirmos juntos sobre que “pontes” queremos construir, e em direção à que “educação popular”. Nos encontraremos às segundas-feiras, dias 10 e 24 de outubro às 14:00 Brasil/Chile (18:00 UK) de maneira online via Zoom. Se você tem interesse em participar dessa nova leitura conosco, preencha este novo formulário – https://bit.ly/freireconference . Este convite é aberto, então fique à vontade para repassá-lo para seu ciclo de contatos.

Sobre a Arte

ivanjeronimo.com.br

Informações de Contato

Se você tiver alguma pergunta ou comentário, por favor, entre em contato conosco em freireconference@gmail.com